sexta-feira, 7 de maio de 2021

PLANTAS MEDICINAIS TÊM HISTÓRIA DE USOS DESDE O HOMEM DA CAVERNA.

 As plantas medicinais, historicamente, vêm sendo usadas no tratamento de doenças, desde o homem das cavernas, Com o passar dos anos o homem foi se modernizando, os laboratórios foram surgindo e as técnicas de uso se modificaram. 

Em outras épocas as terapias com plantas eram através de chás, banhos e outras formas, hoje, os cientistas, após constatarem a eficácia do princípio ativo das plantas, através de pesquisas sofisticadas, reconheceram seu uso como forma de combater doenças. Mas para colocar isso em prática ainda está muito longe, torna-se necessário mudar o comportamento do paciente e dos médicos.

Se na época em que surgiram os laboratórios farmacêuticos criando princípios ativos sintéticos, houvesse a preocupação em continuar usando as plantas, porém, cientificamente, hoje a humanidade não estaria tão abandonada em relação ao atendimento à saúde por sistemas governamentais. As plantas proliferam por todas as partes do globo terrestre, enquanto que formulas de laboratório são criadas com o objetivo principal dar lucro, por isso os registros de patentes. 

Não é atoa que a Organização Mundial de Saúde orienta à criação dos Tratamentos Integrativos com plantas medicinais, com o objetivo de não deixar desamparadas populações pobres que não têm condições de acessar o sistema público de saúde, principalmente em países pobres.

O maior problema encontrado para o uso de plantas medicinais é a pressa no resultado. Não sabemos mais esperar, por isso o chá da vovó não é aceito, porque o resultado é demorado, porém,. esse resultado é permanente e também não ataca outros órgãos, como a maioria dos medicamentos farmacêuticos.  Podemos citar como exemplo o tratamento contra colesterol feito com estatina, que baixa o colesterol, mas provoca dores no corpo do paciente. Ou, o tratamento de hipotireoidismo que regula o hormônio, mas provoca zumbido no ouvido. 

Então, que tal os laboratórios intensificarem as pesquisas em plantas medicinais e mudarem a forma de tratamento das doenças, não eliminando o efeito rapidamente, mas eliminando as causas da doença em um tempo maior de tratamento. É um sonho? Creio que sim, mas essa é minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.